Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Workshop sobre tecnologias sustentáveis para o semiárido tem a participação da Embrapa Algodão


O Workshop de Energias Alternativas: Tecnologias Sustentáveis para o Semiárido reuniu cerca de 150 profissionais das mais diversas áreas públicas e privadas sendo promovido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI). O evento buscou nortear ações de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para os macrotemas de produtos alimentares, não alimentares, agregação de valor e energias alternativas para a sustentabilidade do Semiárido brasileiro. A Embrapa Algodão foi representada pelo chefe-geral da Unidade que atuou como palestrante, dentre outros.

O encontro que aconteceu em Canindé de São Francisco (SE), entre 02 e 04 de maio contou com a presença de Eduardo Soriano, coordenador de Desenvolvimento de Tecnologias Setoriais do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação, representantes do INSA, Petrobrás, várias universidades e de outros segmentos.  Foram desenvolvidas palestras em mesa redonda sobre os temas: Energia Solar, Energia Eólica, Energia de Biomassa e outras fontes de Energia.

A mesa redonda de Biomassa teve a participação do coordenador de Ações de Desenvolvimento Energético, Rafael Menezes além do pesquisador Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão, chefe-geral da Embrapa Algodão, que discorreu sobre “Biomassa – Energia no semiárido brasileiro com destaque para o algodão e a mamona”.  Salientou que são as duas principais opções para a produção de óleo na região, além da energia da biomassa com sequestro de CO2 da atmosfera. Segundo ele, “pode sequestrar da atmosfera entre 10 a 12t de CO2/ha/ano, e na equação energética da biomassa vegetal 1g de matéria seca equivale a 17KJ ou 3,8 Kcal de energia, cerca de 0,4g C ou 1,5g CO 2”.

Destaques

Durante o período foram apresentadas soluções tecnológicas de impacto sustentável como secadores de frutas com energia solar, geradores eólicos para bombeamento de água, produção de hidrogênio para solda e corte por hidrólise de água com energia solar, dessalinização utilizando energia solar concentrada, produção de briquetes de biomassa, fornos solares, produção de carvão por pirólise de lixo entre outras.  Também ficou acordada a estruturação de publicação baseada nas conclusões do workshop.

Jany Cardoso - (MTB-DF 08337)
Contato: (83) 3182.4312
sac@cnpa.embrapa.br
www.cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao