Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Instituições lançam alerta sobre desertificação na Paraíba

A “Carta de Mogeiro” objetivando alertar e mobilizar instituições do estado da Paraíba e a sociedade em geral foi lançada no Seminário sobre o Manejo e Conservação do Solo e Água na Paraíba, organizado pela Embrapa Algodão em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (MAPA) e DFA. Mais de cem pessoas, entre pesquisadores, produtores, agricultores e representantes de instituições e de prefeituras participaram do seminário que aconteceu, no dia 27 de abril, em Mogeiro/PB.

Com o objetivo de apresentar sugestões e providências a serem tomadas para o manejo sustentável solo/água, a carta instiga o enfrentamento do processo de desertificação em curso no Estado que já compromete aproximadamente 70% do território. Foi elaborada baseando-se na Lei nº 9.123, de 27 de maio de 2010, de autoria do Deputado Assis Quintans que dispõe sobre a preservação do solo agrícola e dá outras providências – os subsídios para elaboração do documento, que se transformou em lei, foram fornecidos por pesquisadores e chefia da Embrapa Algodão.

O documento emanado do evento tem como instituições signatárias principais o MAPA/DFA e Embrapa Algodão contando com o apoio unânime dos participantes do seminário. A carta alerta e sinaliza para a necessidade de desenvolver ações institucionais e de politicas públicas capazes de mobilizar a sociedade em geral para o tema e foca os seguintes pontos: 1.  implantar o programa estadual de manejo e conservação de solo e água; 2. implantar comitês municipais de manejo e conservação de solo e água permanentes;  3. estabelecer meios para a integração das ações dos governos Federal, Estadual, Municipal e instituições sociais para dar funcionalidade ao programa tornando-o perceptível à sociedade; 4. estabelecer mecanismos para cuidar da educação ambiental a partir das escolas, incluindo o tema na grade curricular da rede pública e privada; 5. massificar campanhas publicitárias nos veículos de comunicação, panfletos, cartazes e cartilhas para sensibilizar e conscientizar a população e 6. regulamentar e aplicar a lei 9.123 para fazer funcionar o programa estadual de uso do solo agrícola e coibir as infrações às normas gerais do manejo e conservação de solo e água da Paraíba.

Na ocasião foi apresentado o Projeto: “Integração de Bacias Hidrográficas da Paraíba” por Guarany Vianna da SEMARHCT, as palestras “A degradação dos solos na Paraíba”, por João Henrique Zonta, da Embrapa Algodão e “O programa Agricultura de Baixo Carbono”, por Manoel Otávio Silveira Motta, do MAPA/DFA; O Projeto-Piloto: Manejo e Conservação do Solo na Paraíba, por Valdinei Sofiatti, da Embrapa Algodão finalizando com a construção dos pontos básicos da carta de Mogeiro, por Waltemilton Cartaxo.

Jany Cardoso - (MTB-DF 08337)
Contato: (83) 3182.4312
sac@cnpa.embrapa.br
www.cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao