Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Embrapa Algodão comemora aniversário com história de sucesso da Fazenda Tamanduá
 


A Embrapa Algodão comemora seus 37 anos com eventos que expressem a viabilidade da agricultura familiar sustentável, proteção e preservação do meio ambiente, aplicação de transferência de tecnologia, êxito no agronegócio e outras. A Fazenda Tamanduá é um exemplo de sucesso, em nosso Estado, e estará em evidência na palestra: Fazenda Tamanduá na agricultura pecuária sustentável no semiárido, um exemplo de sucesso na sustentabilidade agropecuária, apresentada por seu proprietário, Pierre Landolt, em 4 de abril, às 14h no auditório da Embrapa Algodão, em Campina Grande. 

Após a palestra, será exibido o filme “Paraíba meu amor”, detentor de vários prêmios internacionais mostrando as raízes da nossa cultura musical através da história do forró. Landolt justifica bem a busca equilibrada da interação – homem e meio ambiente, coexistindo harmonicamente quando diz: “A sustentabilidade sempre foi considerada como um tamborete de três pernas: ambiental, social e econômico; hoje se considera que tem uma quarta perna – a cultura”. O evento será aberto ao público externo.

História

Desde os anos 70, após incursões por esse Brasil, o pecuarista Pierre Landolt, suíço, de coração paraibano, teve o primeiro contato com o semiárido e se apaixonou pelo binômio caatinga-seca. Buscou alternativas locais, limitadas, mas viáveis. O desafio encontrou oportunidade em soluções regionais, adaptação em pesquisas desenvolvidas, provando também que o comércio do gado leiteiro, já existente e não explorado, tinha potencial de crescimento.

Assim nasceu a Fazenda Tamanduá. Início de muito trabalho, produção de sementes de algodão, variedades de forragens e pastagens e experiências na busca de outras culturas que não o ouro branco, já em pleno declínio. A determinação e busca por alternativas viabilizou a transformação modificando a visão de que um território árido e improdutivo, com condições climáticas inóspitas, não pudesse materializar ideias e frutificar o objetivo certeiro. E hoje?
Bem, essa história, deixemos que o próprio Pierre venha nos contar...

Serviço:

Evento: Palestra “Fazenda Tamanduá na agricultura pecuária sustentável no semiárido” e exibição do filme “Paraíba meu amor”.
Data: 4 de abril
Horário: 14 horas
Local: Auditório Central da Embrapa Algodão, Rua Osvaldo Cruz, 1143,
Bairro Centenário – Campina Grande/PB

Jany Cardoso - (MTB-DF 08337)
Colaboração: Lidiane Neves
Contato: (83) 3182.4312
sac@cnpa.embrapa.br
www.cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao