Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Embrapa Algodão sedia Seminário do Plano Brasil Sem Miséria
 


Aconteceu nesta terça-feira, 20, na Embrapa Algodão em Campina Grande, o Seminário do Plano Brasil Sem Miséria. O evento é resultado de uma parceria da Embrapa como o Ministério do Desenvolvimento Agrário  (MDA) dentro das ações do Plano Brasil Sem Miséria, teve como objetivo apresentar os planos de ações para o Território da Borborema e contou com a presença de representantes de entidades envolvidas diretamente como o programa. O Território da Borborema é formado por 21 municípios, porém, apenas 13 fazem parte do programa, são eles: Arara, Areial, Campina Grande, Casserengue, Esperança, Lagoa de Roça, Lagoa Seca, Massaranduba, Puxinanã, Queimadas, Remígio, Solânea e Serra Redonda.

De acordo com a Delegada Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Giucelia Figueiredo, o seminário faz parte das atividades que envolvem a divulgação do Plano Brasil Sem Miséria. “Esse seminário é exatamente para que possamos apresentar o programa no território da Borborema para todos os atores sociais governamentais e não governamentais e, também, para que os órgãos parceiros apresentem suas propostas de ações e as metas que serão desenvolvidas ao longo do programa”, disse Giucelia.

O Seminário contou com a participação de representantes de entidades parceiras do Plano Brasil Sem Miséria, como: Roselita Vitor, Coordenadora do Fórum Territorial da Borborema; Francisco Carlos Cavalcante, Superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba; Maria Auxiliadora Lemos Barros  representando a chefia da Embrapa Algodão; Laurizete de Araújo, Superintendente da Conab; Marenilson Batista, Secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca; Giucélia Figueiredo, Delegada Federal do MDA na Paraíba e César Oliveira, Secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, além de representantes da EMATER, CONSULPLAN responsável pelo serviços de ATER do território no plano,  sindicatos rurais, ONGs, movimentos sociais e agricultores.

Parceria da Embrapa Algodão

Para o Supervisor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão, Waltemilton Cartaxo, que realizou uma palestra no evento, o seminário foi de grande importância, pois tratou de oportunidades concretas  para que as tecnologias da Embrapa sejam disponibilizadas e colocadas a serviços das pessoas e famílias rurais que estão em condições de extrema pobreza no território da Borborema. “A Embrapa atuará ofertando a capacitação produtiva e organizacional para técnicos e agricultores dos treze municípios contemplados, onde poderá disponibilizar ações com as culturas trabalhadas , além de coordenar o acesso às tecnologias demandadas das demais unidades do Nordeste”, finaliza.

Jany Cardoso - (MTB-DF 08337)
Colaboração: Lidiane Neves
Contato: (83) 3182.4312
sac@cnpa.embrapa.br
www.cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao