Acesso à InformaçãoPortal do Estado do Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Acervo digital permite livre acesso ao conhecimento


Com o avanço da tecnologia, o acesso à informação tem aumentado a cada dia e a internet é considerada a facilitadora dessa democratização. As fontes de informação no campo da pesquisa agropecuária relacionadas à Embrapa Algodão são disponibilizadas no acervo digital da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, assim como aos outros centros de pesquisa, pelo serviço Informação Tecnológica em Agricultura, a chamada Infoteca-e, tornando livre o acesso ao conhecimento das tecnologias geradas pela Empresa.

Desde o início dos anos 2000 o acervo digital da Embrapa é alimentado com coleções formadas por conteúdos editados a exemplo da Séries da Embrapa que condensa uma diversidade de informações institucionais como boletins, circulares, comunicados e outros documentos. Além de livros específicos de transferência de tecnologia, também são disponibilizados cartilhas, outros livros, artigos de periódicos, programas de radio e de televisão dentre outros. Desta forma, a Embrapa Algodão em Campina Grande, vem adaptando seus acervos para a versão online e dispondo seu conteúdo para o compartilhamento de dados, em forma de downloads.  Até hoje existem mais de 1900 publicações em versão digital. Para a Bibliotecária da Unidade, Elizabete Alves de Almeida, muitos ainda não conhecem essa versão e quando visitam pela primeira vez a Biblioteca da Unidade, sua equipe faz questão de ensiná-los a usar essa ferramenta. “Ensinamos a todos da mesma forma, entretanto alguns não se identificam com essa tecnologia, então pedem que façamos as buscas, outros já se interessam mais e aprendem tudo”, ressalta.

Mesmo com a facilidade de acesso e a diversidade de conteúdo disponível na internet é preciso cautela. Nem tudo o que se encontra no ambiente online é plausível de confiança e nem sempre a bibliografia solicitada existe de forma acessível na rede.  Para Elizabete Alves as versões digitais facilitam em muito a vida dos acadêmicos, mas não resolvem todos os problemas. “Se minha fonte é confiável, como é caso da Embrapa, posso iniciar a pesquisa pela internet, pois tenho a certeza de que os trabalhos publicados por seus pesquisadores possuem credibilidade, porém, não posso jamais basear todo o meu trabalho em publicações online, é preciso comparecer fisicamente à biblioteca para consultar outros livros e periódicos. O estudante do 9º período do curso de Agroecologia da UEPB, Saulo Ferreira Leite, é estagiário da Embrapa Algodão e está em fase final de sua monografia. Para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ele se utiliza dos acervos online das unidades da Embrapa, porém se preocupa em pesquisar nos livros e periódicos da Biblioteca, o que não encontra na internet, “Uma parte da minha pesquisa foi feita pela internet, mas como venho aqui na Embrapa algumas vezes na semana faço a complementação com os livros disponibilizados na Biblioteca”, disse.

Estatística

De acordo com informações da Infoteca-e, no ano de 2011 foi registrado um total geral de 339.313 de downloads e 152.330 de consultas. No mesmo período, a Embrapa Algodão teve 32.195 downloads e 20.183 consultas. Um dado significativo para os dois resultados destacando que a Unidade atingiu quase 10% para downloads e mais de 7% para consulta, em relação a todos os acessos realizados. Registra-se uma média mensal de mais de 2 mil downloads e consultas direcionadas a dados pesquisados no acervo digital da Embrapa Algodão, em 2012.
Os interessados em conferir o conteúdo científico disponibilizado pelas 40 Unidades da Embrapa devem acessar os endereços eletrônicos:   www.bdpa.cnptia.embrapa.br e                          

 www.infoteca.cnptia.embrapa.br – neste último, será possível consultar também as estatísticas de acesso. 


Serviço

A Biblioteca da Embrapa Algodão é aberta ao público e possui um acervo geral de mais de 23.400 publicações, dentre livros, periódicos, CD’s, DVD’s, teses, folhetos, folders e outros documentos. Dispõe de computadores para consulta na internet, além de área de estudo.
Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 1143 – Centenário – Campina Grande/PB
Horário de Funcionamento: de 7h30 as 17h30
Email: biblioteca @cnpa.embrapa.br 
Telefone de contato: 3182 – 4433 ou 3182 – 4324

Colaboração: Lidiane Neves
Jany Cardoso - (MTB-DF 08337) 
Contato: (83) 3182.4312
sac@cnpa.embrapa.br
www.cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao