Portal Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Pinhão Manso
Sisal
Serviços
Produção Científica
Livraria Virtual
Área Restrita

Buscar
Sisal tem dia de campo sobre produção integrada

A Embrapa Algodão realiza nesta quinta, 18, mais um dia de campo, a  partir das 8 horas, com o tema “Produção integrada do sisal na agricultura familiar do semiárido”. O evento ocorre na área experimental de sisal, na sede da estatal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no bairro do Centenário, em Campina Grande (PB).

Dividido em sete momentos, o evento pretende atrair os produtores de sisal (agave sisalana) da região, para discutir, por exemplo, a importância das Unidades de Transferência e Demonstração (UTDs) e das chamadas “escolas de campo” para a produção sustentável do sisal na Paraíba.

Segundo Waltemilton Cartaxo, supervisor da Área de Comunicação Empresarial e Negócios Tecnológicos (ACENT) da Embrapa Algodão, a ideia básica da produção integrada no sisal é o consorciamento com plantas forrageiras e culturas alimentares, como feijão e amendoim, para aumentar a sustentabilidade dos agricultores nos primeiros quatro anos em que o sisal ainda não alcançou a sua fase produtiva inicial. “A mamona também pode ser uma boa alternativa para se cultivar nas entrelinhas do sisal”, diz Cartaxo.

A direção da cooperativa Campol, do município de Pocinhos (PB), abordará a o tema cooperativismo e organização da produção e comercialização do sisal no estado.

O desafio para a produção de sisal em área de assentamento será o tema seguinte, a ser abordado por representantes da Cooperativa Rural Cravta, do assentamento Venâncio Tomé de Araújo de Campina Grande. Na sequência do evento, será mostrado aspectos positivos do artesanato de sisal como fonte de renda, para os agricultores familiares, com apresentação de peças artesanais feitas com a fibra e o pendão do sisal.

No dia de campo será feita também uma demonstração do uso da peneira rotativa para o aproveitamento da mucilagem do sisal, como ração animal ensilada e fenada e a extração do suco sisal com prensa manual, para aproveitamento no controle de pragas, tudo será detalhado pelos técnicos e pesquisadores da Embrapa Algodão. Outro tema importante , será a demonstração prática da viabilidade da cultivar híbrida de sisal 11.648 para a produção no semiárido.

No final do evento está prevista demonstração de um protótipo de máquina desfibradora semi automática e da Máquina Paraibana, além de exposição de peças de artesanato de sisal. “A importância do sisal para a economia do setor agrícola nordestino pode ser analisada sob diversos aspectos, merecendo destaque a geração de renda e emprego para um contingente de aproximadamente 500 mil pessoas, proporcionando divisas para os Estados da Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará”, comenta Odilon Reny, pesquisador da cultura e um dos organizadores do evento.

SERVIÇO:  Dia de campo sobre cultura do sisal
DATA: quinta-feira, dia 18/11/2010
HORÁRIO: 8h às 12h
LOCAL: Área experimental de sisal da Embrapa Algodão – Rua Oswaldo cruz, 1143, Centenário, Campina Grande (PB).
INSCRIÇÕES: (83) 3182.4360


Redação: Dalmo Oliveira - (MTB-PB 0598)
Com informações de Waltemilton Cartaxo
Contato: (83) 3182-4312 - Email: sac@cnpa.embrapa.br
www.cnpa.embrapa.br
http://twitter.com/embrapa_algodao