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AVALIAÇÃO EXTERNA DE CHEFE-GERAL DAS UNIDADES DESCENTRALIZADAS DA EMBRAPA - TERMO DE REFERÊNCIA

RESUMO

O Diretor-Presidente da Embrapa decidiu implantar uma Avaliação Externa do Chefe-Geral das Unidades Descentralizadas (UD's), baseada em uma metodologia sistematizada e transparente. A avaliação tem como objetivos oferecer um instrumento de avaliação que subsidie o Diretor-Presidente na tomada de decisão quanto à possível recondução do Chefe-Geral das UD's assim como apoiar a Chefia em eventuais ajustes e realinhamentos da UD. A avaliação deverá ser feita depois do primeiro ano do mandato e antes do término do segundo. A avaliação será realizada por especialistas externos à Embrapa e seguirá o Termo de Referência detalhado abaixo.

INTRODUÇÃO

A Embrapa utiliza o Processo de Recrutamento e Avaliação da Habilitação de Candidatos aos Cargos de Chefe-Geral de Unidades Descentralizadas (UD's) desde 1995. Este processo conta com um Comitê de Avaliação Central (CAC), com atuação na Embrapa Sede, que orienta e supervisiona o processo e realiza a avaliação da formação e da experiência gerencial e profissional dos candidatos. O processo conta ainda com um Comitê de Avaliação da Proposta de Trabalho (CAPT), constituído por membros externos e internos à Embrapa, responsável pela avaliação da Proposta de Trabalho dos candidatos e tem atuação em uma UD específica. O Comitê Técnico Interno (CTI) de cada UD é responsável pela elaboração e divulgação do regulamento, recebimento das inscrições dos candidatos e avaliação da documentação apresentada. Cada candidato deve apresentar além do seu Currículo, uma Proposta de Trabalho, onde deve constar sua proposta gerencial e administrativa para o exercício do cargo por um período de até dois anos. Esse mandato poderá ser prorrogado até uma vez, por igual período.

Entretanto, para essa recondução não há, até o momento, um processo sistematizado. Neste sentido, este Termo de Referência objetiva oferecer um instrumento de avaliação, que será realizado antes do término do segundo ano de mandato, para oferecer subsídios que permitam ao Diretor-Presidente decidir pela recondução ou não.

A gestão de uma UD compreende a Chefia-Geral e até três Chefias Adjuntas: de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), de Administração (Adm) e na maioria das UD's também a de Comunicação e Negócios (C&N).

OBJETIVO DA AVALIAÇÃO

Geral:

Oferecer um instrumento de avaliação que subsidie o Diretor-Presidente na tomada de decisão quanto à possível recondução do Chefe-Geral das UD's, assim como apoiar a Chefia em eventuais ajustes e realinhamentos da UD. A avaliação deverá ser regularmente feita depois do primeiro ano do mandato e antes do término do segundo ano; poderá, a critério do Diretor-Presidente, ser realizada antes do término do primeiro ano do mandato.

Específicos:

Avaliar a implantação da Proposta de Trabalho do Chefe-Geral;
Avaliar o alinhamento e a coerência das ações de gestão das Chefias Adjuntas com a Proposta de Trabalho do Chefe-Geral;
Avaliar a efetividade da liderança da Chefia na UD;
Avaliar o ambiente de trabalho considerando, entre outros aspectos, a motivação,  o compromisso do corpo técnico e a transparência da gestão;
Avaliar a atuação da Chefia na articulação com os parceiros da UD e no nível de satisfação de seus clientes;
Avaliar a coerência do Relatório de Atividades (ver Metodologia) com a Proposta de Trabalho;
Avaliar o alinhamento das ações de gestão do Chefe-Geral com o Plano Diretor da Unidade (PDU) e com o Plano Diretor da Embrapa (PDE);

EQUIPE DE AVALIAÇÃO

Composição:

A avaliação será realizada por uma Equipe de Avaliação composta por dois membros externos à Embrapa. Esses avaliadores serão identificados pela Diretoria Executiva da Embrapa, que designará o Chefe da Equipe.

Perfil dos Avaliadores:

Avaliador 1 – Profissional de reconhecida competência técnica científica e/ou gerencial, do setor público ou privado, na ativa ou aposentado, ligado a área de ciência e tecnologia, com experiência em governança (gestão, administração, comunicação);

Avaliador 2 – Profissional de reconhecida competência técnica científica e/ou gerencial, com nível de Doutorado, do setor público ou privado, na ativa ou aposentado, ligado a área de ciência e tecnologia, com experiência em liderança, execução e gestão de projetos na área de ciência e tecnologia (qualidade da pesquisa, produtos gerados, impactos).

Elegibilidade e Restrições:

Para evitar conflito de interesses:

1.é vedado aos ex-empregados de determinada UD participar da Equipe de Avaliação desta UD;
2.é vedado aos avaliadores de determinada UD participar do Processo de Recrutamento e Avaliação da Habilitação de Candidatos aos Cargos de Chefe-Geral desta UD, por dois anos; é igualmente vedada a participação daqueles que tenham participado do referido processo, pelo mesmo prazo;
3.é vedado aos ex-gestores da UD participar da equipe de avaliação da mesma;
4.é vedada a participação de membros do Conselho Assessor Externo (CAE) na equipe de avaliação da UD.

APOIO À EQUIPE DE AVALIAÇÃO

Apoio pré-missão:

Antes da avaliação, será realizada uma reunião presencial ou virtual  de nivelamento inicial (briefing) pela Assessoria da Presidência em conjunto com o Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), para as explicações de caráter geral e com o intuito de tornar mais homogêneo o trabalho a ser realizado pelas diferentes Equipes de Avaliação.

Apoio logístico:

As despesas e a organização das viagens (reserva de passagens e hotel) dos membros da Equipe de Avaliação serão de responsabilidade do Gabinete da Presidência (GPR). Durante o processo de avaliação a Equipe de Avaliação contará com um Analista disponibilizado pela UD, que atuará como auxiliar da Equipe, principalmente em questões de logística local.

Apoio documental:

A UD criará um repositório em seu site, onde serão disponibilizados documentos norteadores para a Equipe de Avaliação, como a proposta de trabalho  do Chefe-Geral, Relatório de Atividades (ver Metodologia), PDU/PDE atual e anterior, os resultados das três últimas avaliações pelo Sistema de Avaliação da Unidade (SAU), resultados da Pesquisa de Clima Organizacional coordenado pelo DGP, Atas do CAE, último relatório de gestão da UD e outros.

METODOLOGIA: Elementos mínimos requeridos.

Realizar uma visita à UD, onde serão conduzidas as entrevistas e os contatos pessoais presenciais com as chefias e com um percentual dos empregados;

Realizar entrevistas individuais, presenciais ou virtuais, com um percentual dos empregados da UD. Como referência, os valores indicativos são 20% de pesquisadores, 10% de analistas e 10% de assistentes, sendo que, dependendo do perfil da UD, esses valores poderão ser alterados. Deverão também ser entrevistados um representante da Associação de Empregados (AEE) e um representante da Seção Sindical da UD. O processo de escolha dos entrevistados será necessariamente aleatório, sendo que 50% dos entrevistados de cada grupo funcional deverão ter mais de 10 anos na Empresa;

Avaliar o ambiente de trabalho, através de questionários eletrônicos (modelo a ser disponibilizado e aplicado pelo DGP) que deverá ser submetido a todos os empregados da UD, visando identificar elementos críticos (ver Anexo I) como motivação e grau de comprometimento dos empregados, acessibilidade à Chefia, bem como a liderança, transparência e capacidade de articulação interna da Chefia da UD, inclusive para atendimento às demandas externas. Este questionário deve ser aplicado antes da visita in situ.

Avaliar o ambiente externo, através de amostragem aleatória dos clientes e parceiros identificados no PDU e SAU da UD, além de membros do CAE, por meio de entrevistas presenciais ou virtuais, visando identificar elementos críticos elencados nas Perguntas Guia, tais como, relacionamento da Chefia da UD com seus clientes e parceiros, efetividade no atendimento das demandas externas e qualidade técnica dos resultados emanados da UD;

Analisar a implementação da Proposta de Trabalho apresentada pelo Chefe-Geral, por ocasião de sua seleção, através da análise de um Relatório de Atividades que será preparado para essa avaliação e onde deve constar o que foi proposto versus o que já foi realizado integral ou parcialmente, bem como o que foi cancelado nas diferentes dimensões (P&D, C&N, Administração).

Utilizar as Perguntas Guia listadas no Anexo I.

Fluxo da avaliação / ordenamento proposto

1 – Nomeação da Equipe de Avaliação
2 – Reunião de Nivelamento
3 – Análise Documental
4 – Aplicação de Questionário Eletrônico
5 – Entrevistas e Contatos Presenciais na UD
6 – Avaliação do Ambiente Externo / Clientes e Parceiros
7 – Elaboração de Relatório
8 – Decisão da Presidência

PRAZO

A equipe de avaliadores poderá dispor de até 15 dias para realizar a análise documental, as entrevistas e a elaboração do relatório, distribuídos da seguinte forma:

Análise da documentação: até 5 (cinco) dias, incluindo a aplicação do questionário eletrônico;
Visita in situ: 3 (três) dias, além de dois dias para deslocamento ;
Elaboração do relatório: até 5 (cinco) dias.

PRODUTOS ESPERADOS

Um relatório único, objetivo e transparente, fornecido em meio impresso e eletrônico, com análise qualitativa e quantitativa (esta última quando for o caso) com elementos que auxiliem o Diretor-Presidente na sua decisão de eventual recondução do Chefe-Geral da UD.

O relatório deve conter um Sumário Executivo, com no máximo duas páginas, com recomendações específicas para eventuais ajustes e realinhamentos.

A primeira versão será apresentada à Chefia-Geral da UD, com cópia para o Diretor-Presidente, exclusivamente para correção de erros fatuais.

ORÇAMENTO

No orçamento para a execução da avaliação constarão detalhadamente os valores referentes a diárias, passagens aéreas, mão de obra e demais custos envolvidos. Estes custos serão de responsabilidade do GPR.

A remuneração dos avaliadores ocorrerá em conformidade com a Lei de Licitação e as Normas Internas da Embrapa.

Anexo I

PERGUNTAS GUIA

Liderança e Ambiência Interna

Qual a percepção que os entrevistados têm da efetividade da liderança da Chefia?
Os pesquisadores/analistas sentem-se valorizados/prestigiados pela Chefia?
Como é a acessibilidade ao Chefe-Geral?
A gestão da UD é transparente e participativa?
A freqüência e o conteúdo das reuniões técnicas estão adequados?
A freqüência e o conteúdo das reuniões administrativas estão adequados?
Os empregados estão motivados e comprometidos com a UD?
Quais ações a Chefia tem implementado para motivar os empregados e garantir seu comprometimento com a missão da UD?
A atuação da atual Chefia favorece a articulação interna da UD e proporciona a interação com novos clientes e parceiros?
Os três níveis de gestão atuam com autonomia compatível a cada um deles e alinhados à Proposta de Trabalho do Chefe-Geral?
A Chefia dota a UD de flexibilidade organizacional, permitindo a correção de rumos em função das mudanças dos ambientes interno e externo?
Os empregados da UD têm acesso à Proposta de Trabalho?

Articulação e Ambiência Externa

Os clientes e parceiros da UD conhecem a atual Chefia e mantêm com ela frequente contato?
Qual o nível de relacionamento dos clientes e parceiros com a Chefia da UD?
A atuação da atual Chefia favorece a articulação externa da UD e proporciona a interação com novos clientes e parceiros?
Qual a influência da gestão da atual Chefia nas parcerias da UD?
relacionamento está melhor, igual ou pior, comparando-se com os últimos 2/3 anos?
Qual a influência da atual Chefia na parceria, nos últimos 2/3 anos?

Coerência e Alinhamento

As ações de gestão estão coerentes com a Proposta de Trabalho?
Qual o comprometimento da Chefia com o novo PDU e que ações vem sendo executadas para implementar e ajustar a UD ao novo PDU?
A composição da carteira de projetos da UD representa as metas institucionais elencadas no PDU?
Os processos de indução têm levado ao atendimento das metas institucionais?
As ações de articulação interna e externa da Chefia são relevantes e estão de acordo com a Proposta de Trabalho e PDU da UD?
As ações de cooperação técnico-científicas nacionais e internacionais da UD são relevantes e estão de acordo com a Proposta de Trabalho e PDU?

Gestão e Desempenho

As ações de articulação interna entre diferentes grupos de pesquisa ligados a projetos em rede entre UD's têm proporcionado sinergismo e ganhos no desempenho da UD?
As ações de comunicação da Chefia estão resultando em impactos relevantes nas parcerias interinstitucionais?
Qual é o impacto das ações de transferência de tecnologia da Chefia no desempenho da UD?
A Chefia viabiliza recursos humanos e infra-estrutura interna e de parceiros, para tratar temas estratégicos de interesse da sociedade e competência da UD?
Qual é a contribuição da Chefia na indução e no desenvolvimento de tecnologias, produtos e processos inovadores?
Quais são as ações implementadas pela Chefia visando a efetiva transferência das tecnologias, produtos e processos gerados pela UD.
_______________

Anexo II

TERMO DE CONFIDENCIALIDADE

Os membros da Equipe de Avaliação, antes do início dos trabalhos, deverão assinar o Termo de Confidencialidade abaixo:

COMO MEMBRO DA EQUIPE DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO EXTERNA DE CHEFE-GERAL DAS UNIDADES DESCENTRALIZADAS DA EMBRAPA, ESTABELECIDO PELO SEU DIRETOR-PRESIDENTE, ME COMPROMETO A MANTER EM TOTAL SIGILO TODOS OS ELEMENTOS RELATIVOS AO TRABALHO REALIZADO PELA EQUIPE, INCLUSIVE APÓS A ENTREGA DO RELATÓRIO FINAL.

BRASÍLIA, xx de yy de 20yy.

NOME E ASSINATURA DO AVALIADOR 1

(COORDENADOR DA EQUIPE)

NOME E ASSINATURA DO AVALIADOR 2

NOME E ASSINATURA DO ASSISTENTE

NOME E ASSINATURA