Portal Brasil  
   
A Unidade
Histórico
Finalidades
Instalações
Organograma
Equipe
Localização
Dados Cadastrais
Licitações
Produtos
Algodão
Amendoim
Gergelim
Mamona
Sisal
Serviços
Publicações Online
Livraria Virtual
Links
Área Restrita

Buscar
Instituto do Algodão de Moçambique envia técnicos a Embrapa Algodão

De 18 a 20 de setembro, dois técnicos do Instituto do Algodão de Moçambique, Norberto Mohalambe e Mariano John, visitaram a Embrapa Algodão, com o intuito de realizar intercâmbio para transferência de tecnologias utilizadas na cultura do algodão.

O Instituto do Algodão de Moçambique, é um órgão veiculado ao Ministério da Agricultura do país e tem como objetivo propor políticas, fazer promoção de pequenos produtores, acompanhar e disciplinar a produção, classificar a fibra do algodão, regular a exportação, dentre outros.

Segundo Mohalambe: “O Brasil é um dos países do mundo que fala português e é amigo de Moçambique. A Embrapa Algodão é uma das referências no mundo em relação a produção do algodão. Então, nós viemos fazer uma pesquisa exploratória, que nos permita ver as tecnologias utilizadas no cultivo do algodão, tais como: que áreas seriam de interesse para intercâmbio entre os dois países, quais às áreas de informação que o Brasil tem e que seriam relevantes para Moçambique. Também avaliar quais seriam as áreas que Moçambique têm e que são de interesse para o Brasil, para assim podermos realizar uma troca”.  

Durante a visita, os técnicos assistiram a uma palestra sobre “Ações de pesquisa e desenvolvimento para cultura do Algodão”, ministrada pelo pesquisador Dr. Napoleão Beltrão. Conheceram as instalações da Embrapa Algodão, viajaram até o Assentamento Margarida Maria Alves, na cidade de Juarez Távora, para conhecer agricultores envolvidos no projeto COEP.

Ainda foram até à cidade de São João do Rio do Peixe - PB e Barbalha – CE, conhecer os trabalhos desenvolvidos com a cultura do algodão. Durante a visita, os técnicos foram acompanhados pelo Secretário de Agricultura de São José do Rio do Peixe, Dr. Tomé Guerra, e pelo Chefe da Estação Experimental de Barbalha/Embrapa Algodão, Dr. José Rodrigues Pereira.

Por fim, os técnicos retornaram a Campina Grande, onde se reuniram com o Chefe Geral da Embrapa Algodão, Dr. Robério Ferreira, para conversar sobre as possibilidades de tornar viável o intercâmbio técnico entre o Centro do Algodão e o Ministério da Agricultura de Moçambique.

“Nossa primeira impressão é que o clima e as condições de solo, são similares as nossas, então os desafios da produção seriam relativamente iguais. Ficamos bastante interessados em levar para o nosso nosso país os meios de produção utilizados aqui. Vamos encaminhar nossas impressões e nossas sugestões para a Chefia do Instituto, para que ela tome as decisões” conclui Mohalambe.

Redação: André da Costa Pinto (Estagiário)
Supervisão: Lúcia Oliveira - Jornalista (DRT/35174-3801)
Telefone: (83) 3315-4361 - E-mail: luciaoli@cnpa.embrapa.br