AmendoSafe - Sistema de Gestão das Fazendas Experimentais
AMENDOSAFE
Orientações gerais para uso do AMENDOSAFE:

O AMENDOSAFE é uma ferramenta para auxiliar na tomada de decisão do manejo fitossanitário do amendoim, e tem como preceitos as Boas Práticas Agrícolas, e a redução do risco de ocorrência de resíduos. Aqui são listados os produtos registrados para uso na cultura do amendoim, bem como produtos biológicos cujo registro é por alvo-biológico podendo ser usados em qualquer cultura. As informações aqui disponíveis são extraídas do site do AGROFIT do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Agência Nacional de Vigilancia Sanitária (ANVISA). Diante da necessidade de intervenções para o manejo de pragas, o AMENDOSAFE permite rapidamente avaliar as opções de produtos registrados para determinado alvo, tendo por base informações relativas aos ingredientes ativos disponíveis, o grupo químico ou biológico, o período de carência e os limites máximos de resíduos (LMRs). Essa ferramenta pode ser útil tanto para o planejamento da safra, quanto para necessidade de intervenções pontuais ao longo da mesma. O AMENDOSAFE não tem intenção de substituir a bula dos produtos, dessa forma para informações gerais de recomendação de uso, consulte sempre a bula dos produtos.


As buscas por produtos podem ser realizadas pelos filtros de “Grupo de Praga”, “Nome Comum da Praga”, “Nome Científico da praga” e “Modalidade de Aplicação”. As opções em cada filtro são apresentadas em ordem alfabética. Você pode gerar uma lista geral de produtos para um grupo de praga, selecionando apenas o agrupamento da praga, p.ex. “INSETOS”, ou você pode refinar sua consulta, selecionando o nome comum e/ou científico da praga. Ao clicar em “Consultar” serão apresentados em ordem alfabética os nomes científicos das pragas e respectivos produtos disponíveis com as informações relativas à classe, princípio ativo, grupo químico, modo de ação, período de carência, modalidade de aplicação e os limites máximos de resíduos (LMRs) para o Brasil, Codex Alimentarum (Codex) e União Europeia (EU).


Esse conjunto de informações permite, de forma rápida, avaliar as opções de rotação de ingredientes ativos e/ou grupos químicos e biológicos, visando redução do risco de surgimento de biótipos resistentes, bem como permite avaliar quais as opções mais adequadas para intervenções de final de ciclo visando respeitar o período de carência e LMRs. Desse modo, sendo necessária alguma intervenção, pode se optar por produtos que permitam a colheita do amendoim após o período de carência para que os LMRs resultantes estejam em conformidade com a legislação.


O modo de ação apresentado nas consultas segue código padronizado pelos Comitês de Ação à Resistência de Fungicidas (FRAC-BR), Inseticidas (IRAC-BR) e Herbicidas (HRAC-BR), conforme apresentado no rótulo e bula de cada produto, e tem por objetivo a rápida visualização de quantos e quais modos de ação estão disponíveis para cada praga, visando facilitar a escolha de produtos com modos de ação distintos.


Com base nas boas práticas agrícolas e no manejo integrado, é recomendado sempre que possível utilizar produtos com diferentes modos de ação. Além disso, deve-se sempre utilizar outros métodos de controle e práticas agrícolas complementares, como, por exemplo, variedades resistentes, rotação de culturas, bom preparo do solo, etc, e sempre que possível optar por produtos de menor impacto ambiental e toxicológico.


Siglas:
ND = não determinado devido a modalidade de aplicação
SR = sem restrição
NI = não informado
NR = não requerido
ppm = partes por milhão (mg/kg)

Lembre-se: para acessar as informações de recomendações de uso, consulte sempre a bula dos produtos!



Última atualização de dados em 04/09/2023.